quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CICLISMO E XADREZ OU XADREZ E CICLISMO?!


O fã de ciclismo Didi Senft, também conhecido como El Diablo, exibiu uma bicicleta criada para disputas de xadrez sobre rodas. A apresentação da magrela foi feita em Bonn, na Alemanha, onde está sendo realizado um campeonato mundial de xadrez no qual se enfrentarão os campeões Viswanathan Anand (Índia) e Vladimir Kramnik (Rússia). Atentem para o traje mais que apropriado de El Diablo! O Rei.
Resta saber se o tour ciclístico não tira a concentração dos jogadores (Rss.) e as peças terão que ser magnéticas devido as oscilações naturais da bike. Vale como elemento de divulgação do xadrez!

GONÇALVES DIAS E O SABIÁ


Canção do Exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

Gonçalves Dias

MEUS PÁSSAROS

O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), também conhecido como sabiá amarelo ou de peito roxo, tornou-se em 2002 a ave símbolo do Brasil (já era ave símbolo do estado de São Paulo desde 22 de setembro de 1966) por sua imensa popularidade no país, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, primavera. Mede aproximadamente 25 centímetros, tendo plumagem vermelho-ferrugem no ventre, levemente alaranjado, sendo o restante do corpo de cor parda, com bico amarelo-escuro.

É ave de canto muito apreciado, que se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde. O canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea.


POESIA TRANSCENDENTAL













Transcendência literal, poesia difusa na complexidade das palavras, de significado oculto, na abolição dos sofismas, nas entrelinhas impactantes, metáforas, utopias, máximas de vida, filosofia, e às vezes, nem eu mesmo, autor, sei o porque da necessidade da expressão escrita, originada e aflorada, unicamente, do meu "EU" interior.
É esta a questão a externar. Quebrar-se normas e regras gramaticais na prevalência da verdade poética, independente da sua redundância.
Este é o vaticínio que se impõe à razão e faz valer a coerência no coração do poeta.
É na alquimia das letras e na consequente ação de ler, apenas ler, somente ler, que de forma milagreira, independente do estilo, do autor, do espírito crítico e do leitor, faz-se por entender as interpretações indivisas da alma, traduzidas no texto escrito, por vezes conflitantes, porém na justa medida de cada um.

ARMADILHA DE CELULOSE

Num cepticismo centrípeto
Cativo as letras
Em escritos enigmáticos
Tal armadilha de celulose
E num engenho de guerra
Invado sonhos
Na necrópole da alma
Percorro caminhos
A proscrever meus temores
Izoneiro
Ao encanto do acaso
Desprendido
Na licenciosidade da poesia
Romantizado
Na saturação de amores e cores
No pressentir
Na identidade das rimas
A etérea busca do sentir
A cirandar prosápio
Na chuva desabrida
Do vendaval das paixões
Fortalezas defensivas
Abertas à inspiração
No momentâneo eclipse do poeta
Em suas melancólicas abstrações.

(Extraído do livro "ARMADILHA DE CELULOSE" de Marcos Mascarenhas)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

GOSTA DE XADREZ? RESOLVA ESTE PROBLEMA!

Direto em 2

Problema da Semana 26 - Mate em 2

Problema da Semana - Mate em 2

Um jogo de xadrez não é umteste de conhecimento, é uma batalha de nervos.” - David Bronstein

Toda terça feira publicaremos uma composição para ser comentada e resolvida pelos leitores. Na terça feira seguinte publicamos a sua solução e uma nova composição.

Nos campeonatos mundais a seção de diretos em 2 é formada por 3 composições que devem ser resolvidas em 20 minutos.

Para a solução de mates diretos em dois é suficiente indicar a chave que resolve o problema. Soluções múltiplas, equivocadas e em branco valem 0 pontos, a solução correta vale 5 pontos. Não é necessário indicar a ameaça, se houver, nem a defesa das pretas.

Boa sorte!

Aguardem postagem da solução na próxima terça feira!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

JÁ TEMOS FILHOTES!!!



HOJE ECLODIU O PRIMEIRO OVO!
Os filhotes de ambos os sexos são semelhantes aos adultos, mas com a plumagem mais fosca. Machos jovens têm muito menos vermelho na parte mais baixa das costas. A plumagem de adulto é atingida aos 04 meses. Saem do ninho após 04 semanas e depois levam um bom tempo ainda sendo alimentados pelos pais.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

MANIA DO BLOGUE!!!

Eu li no jornal que a formidável máquina de levantar dinheiro para a campanha do presidente eleito Barack Obama não foi bem aquela história de arrecadar 200 dólares aqui, outros tantos ali, do povo bacaninha enviando seus suados caraminguás. Um sinal visível de seu apoio popular, entre as camadas menos favorecidas, ou apenas levemente favorecidas. Nada disso.
O Campaign Finance, órgão independente, acaba de publicar seu relatório: passaram a perna em todo mundo. Os peixes graúdos habituais, os suspeitos habituais, diria eu se fosse jornalista, compareceram e compareceram alto: 80% da turma endinheirada deu um festivo alô com a gorda granolina.
Justo no mês da posse do bem falante e bem trajado havaio-quênio-americano, vai-se o segundo mito. Isto porque o primeiro já se fôra quando eu lera no jornal que a linha de frente de sua equipe econômica era toda composta de gente com antecedentes republicanos ou de fosse lá quem estivesse com a bola nos pés. Robert Rubin? Tsk, tsk, tsk, E vou de tsk porque li em jornais americanos. Só agora que a campanha acabou e a vitória deu seu beijo estalado na bem articulada boca obamal.
Na verdade, passei todo o parágrafo acima mentindo. Não li nos jornais. Ninguém mais lê nos jornais. Só se lê nos blogs. E cada, ou todos, os jornais têm seus blogs, não satisfeitos estivessem de borrar nossas mãos com tinta de impressão. Lembro de um tempo em que jornais tinham colunistas e articulistas e até mesmo, os mais ousados, jornalistas. Passou. Acabou. Finito. Agora é só na base do blog.
Nas eleições de 2004 ninguém se queixava de que havia pouco o que ler na internet. Website na época era pastel de vento. Agora aí estão, um sem número de blogs sobre todos os assuntos.
É blog que não acaba mais. E cada blog dá links com outros blogs.
Maravilha. Nunca o mundo foi mais democrático e um dos critérios da democracia é todos terem opinião sobre tudo.
Blogs e mais blogs. Sobre tudo. Quem é alguém, ou melhor dizendo, quem não é ninguém ou almeja ser alguém, tem seu blog. Acabou aquela história de escrever palavrão nas paredes dos mictórios públicos. Agora, blogueia-se.