domingo, 15 de fevereiro de 2009

ENXADRISTAS FAMOSOS / WILHELM STEINITZ

O primeiro Campeão do Mundo. (1886-1893)

O primeiro Campeão Mundial de xadrez reconhecido oficialmente foi Wilhelm Steinitz, quando venceu a Johannes H. Zukertort por 12,5 x 7,5 em 1886. Realizou duas defesas de seu título contra Chigorin em Havana em 1889 e 1892.
Steinitz estudo cuidadosamente as partidas de Morphy e postulou os fundamentos estratégicos do xadrez, fundando a Escola Clássica. Foi o primeiro a compreender que formular um plano era uma premissa indispensável para a vitória e que sua base não estava na genealidade do jogador, e sim na situação presente no tabuleiro. Portanto o plano era conseqüência da avaliação da posição.
Estabeleceu a noção de "balanço da posição", o equilíbrio das posições: "se as vantagens que tem meu adversário estão compesadas pelas minhas, então a posição está equilibrada. Neste caso não se pode atacar com o objetivo de ganhar. Apenas quando existe desequilíbrio, o jogador com vantagem tem razão para atacar e deve fazê-lo ou corre o risco de perder a vantagem". Também aconselhava acular vantagens antes de lançar ao ataque. Se possível o jogador deverá transformar as vantagens temporárias em permanentes. Morreu em 12 de agosto de 1900.
Seu sucessor no trono Enmanuel Lasker escreveu sobre Steinitz: "Era um pensador que merecia uma cátedra. Até não seria um jogador, era demasiadamente profundo. Foi vencido por um jogador e morreu menosprezado pelo mundo. E eu, seu vencedor reconheço que se deve recompensar seus méritos, valorizando devidamente a sua obra".
Siegbert Tarrasch, seguidor de sua doutrina, afirma ser Steinitz o melhor modelo quando se estuda a Escola Clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário